Férias! Como controlar o uso do computador

Férias! Como controlar o uso do computador

As férias estão chegando! Para as crianças, sinônimo de curtição, passeios, brincadeiras e muitas horas de diversão no computador. Porém, essa permanência maior em frente à telinha assusta um pouco os pais. Mas como evitar que os pequenos prejudiquem a visão ou a postura passando todas essas horas utilizando o equipamento? A boa notícia é que existem, sim, diversas formas interessantes de reduzir esse tempo e ainda entreter a criançada sem precisar proibir a diversão virtual. Só é preciso um pouco de dedicação e criatividade. Então vamos lá, papais!

O equilíbrio é sempre bem-vindo na seleção das atividades. Uma boa dica é explorar as inúmeras possibilidades de diversão que o computador oferece, ou seja, mostre para os seus filhos que é possível fazer muito mais que navegar nas redes sociais e brincar com aplicativos. Pesquise junto com eles na internet, brinquedos, jogos e brincadeiras de recortar e montar, de preferência os que possam ser impressos e montados manualmente com o auxílio dos bons e velhos amigos: a cola, o papel e a tesoura. Invente jogos coletivos, desenhe no computador e depois imprima e pinte manualmente. Isso estimulará a curiosidade e a vontade de aprender outras formas de utilizar o computador.

Pais, vocês podem e devem co-responsabilizar os filhos por suas férias. Pergunte a eles o que querem fazer. Programe viagens e passeios culturais pesquisando juntos na internet. Aproveite para falar sobre sites confiáveis e os cuidados que se deve ter na navegação. Ensine-os a pesquisar os locais e as atrações das programações; isso contribuirá para o desenvolvimento da percepção geográfica, além de desenvolver a autoconfiança e senso crítico ao perceberem que colaboraram na escolha do próximo passeio da família.

Faça dessas férias as mais divertidas possíveis sem precisar fazer restrições e, o melhor, sem deixar de lado o aprendizado. Lembre-se de que as férias são da escola e não do conhecimento. Seja participativo, incentive. Você tem o poder de tornar uma brincadeira muito mais divertida se participar dela. Boas férias!

Posts relacionadas


Incentive as crianças a não revelar senhas


Confira o post
Confira o post

Saúde x Uso do computador


Confira o post
Confira o post
5 Dicas para o seu filho ser nota 10!

5 Dicas para o seu filho ser nota 10!


Confira o post
Confira o post

Informática na educação infantil: como prender a atenção dos pequenos?


Confira o post
Confira o post