A informática continua em casa

A informática continua em casa

Tem um pensamento equivocado os pais que acreditam que a escola deve se encarregar, sozinha, do processo educativo. Pelo contrário, a participação e interesse dos pais pelo que o filho está aprendendo são decisivos para um bom desempenho escolar.

Por certo, alguns pais acabam eximindo-se dessa responsabilidade por não dominarem determinados assuntos que o filho está estudando. No entanto, acompanhar e participar do aprendizado dos filhos que estão em fase de educação infantil não dói nada e é uma estratégia que pode aguçar ainda mais o interesse deles pelos conteúdos. Procure estimular o seu filho a usar o computador para outras atividades além da navegação na internet. Desenhe junto com ele e imprima a arte para pintar com lápis de cor. Isso o ajudará a entender o funcionamento do computador e associá-lo às necessidades do dia a dia.

Estimule-o a chamar os  periféricos pelo nome e comente como cada um deles, monitor, mouse, teclado e gabinete são importantes e que juntos formam o computador. Se o computador for um notebook, explique que são os mesmos elementos arranjados de uma forma diferente. Incentive o uso do mouse e teclado. O mouse é uma excelente ferramenta para treinar a coordenação fina. A digitação no teclado estimulará a escrita e o ajudará a reconhecer como as teclas estão dispostas para que consiga localizá-las cada vez mais rápido.

Devido o alto grau de portabilidade, computadores como tablets e notebooks dificultam o  controle dos pais sobre o uso. Para piorar, são na maioria das vezes utilizados em ambientes ergonomicamente inadequados, como camas, sofás e chão; ou seja,  são espaços que não favorecem  uma postura adequada e ainda podem levar as crianças a desenvolver vícios na postura o que irá impactar diretamente na saúde.

Por isso, o bom e velho amigo computador de mesa é muito recomendado e bem-vindo. Além de favorecer um uso mais disciplinado, também é o principal tipo de computador que a criança irá encontrar na escola, biblioteca, lan houses, etc. Sobretudo na fase adulta, quando estiver no mercado de trabalho, pois ainda impera nas empresas o uso do computador de mesa. Dificilmente encontra-se empresas que não o utilizam.

 

Posts relacionadas


Informática na educação infantil: como prender a atenção dos pequenos?


Confira o post
Confira o post
Cultura Digital: a 5ª Competência da BNCC

Cultura Digital: a 5ª Competência da BNCC


Confira o post
Confira o post

Saúde x Uso do computador


Confira o post
Confira o post
5 Dicas para o seu filho ser nota 10!

5 Dicas para o seu filho ser nota 10!


Confira o post
Confira o post