Cultura Digital: a 5ª Competência da BNCC

Cultura Digital: a 5ª Competência da BNCC

Entre as 10 competências gerais apresentadas pela BNCC, uma delas inclui a tecnologia como habilidade que deve ser aprendida dentro das salas de aula. A competência 5, a Cultura Digital, tem o objetivo de abordar a tecnologia como ferramenta de desenvolvimento pedagógico, onde o estudante deve aprender a utilizar a tecnologia de maneira significativa, reflexiva e ética com protagonismo e autoria.

A Cultura Digital como competência da BNCC foca no uso específico de recursos tecnológicos e tem como objetivo ensinar o domínio de seus conteúdos inerentes, para que os estudantes consigam utilizar as ferramentas multimídia para aprender a produzir. Muito embora, antes disso seja necessário promover a alfabetização e o letramento digital, tornando acessíveis as tecnologias e as informações que circulam nos meios digitais e oportunizando a inclusão digital

A inclusão da competência da Cultura Digital nas normas da BNCC é um reflexo do cenário no qual vivemos, onde tudo é feito com o uso da tecnologia. Sobretudo, nesse atual cenário em que as aulas on-line se tornaram parte da rotina de professores de todo o país. Como os estudantes da Educação Básica já possuem uma grande afinidade com a tecnologia e até mesmo uma aceitação maior que a dos veteranos, não há como deixar de levar esse tipo de conhecimento para a sala de aula e promover uma aprendizagem horizontal numa relação enriquecedora entre docente e discente.

É preciso repensar os projetos pedagógicos com o olhar de utilização das tecnologias e recursos digitais tanto como meio, ou seja, como apoio e suporte à implementação de metodologias ativas e à promoção de aprendizagens significativas, quanto como um fim, promovendo a democratização ao acesso e incluindo os estudantes no mundo digital. Para isso, é preciso fundamentalmente revisitar a proposta pedagógica da escola e investir na formação continuada de professores além de oferecer-lhes materiais didáticos específicos que dialoguem com suas necessidades.

É preciso lembrar que incorporar as tecnologias digitais na educação não se trata de utilizá-las somente como meio ou suporte para promover aprendizagens ou despertar o interesse dos alunos, mas sim de utilizá-las com os alunos para que construam conhecimentos com e sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação.

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