
2º ANO – TECNOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Nesta fase, já familiarizados com a tecnologia, os estudantes do 2º ano mergulharão no universo do computador e seus periféricos, conhecerão a história do mouse e ainda serão surpreendidos com a evolução do monitor e dos componentes internos do gabinete.
Os diferentes sistemas operacionais também serão apresentados e os estudantes terão a chance de conhecer um pouco mais sobre os softwares Paint, WordPad e Tux Paint. Além do software de desenho de animação 2D: o Pivot Animator. Para a lógica de programação e o desenvolvimento de games será utilizado o aplicativo Scratch Jr. Os projetos maker, por sua vez, trarão conceitos e alternativas que permitirão a construção de tudo o que a imaginação possa criar. Assuntos esses que serão apresentados e trabalhados a partir de atividades, projetos e conteúdos divididos em 4 unidades:
UNIDADE 1: A importância das diferenças na tecnologia e no ambiente em que vivo.
UNIDADE 2: A tecnologia e as invenções no ambiente em que vivo.
UNIDADE 3: A tecnologia e preservação do ambiente em que vivo.
UNIDADE 4: A comunicação e as formas de registro no ambiente em que vivo.
CONCEITOS TECNOLÓGICOS
| Monitor VGA, LCD, LED, Touchscreen | Mouse óptico e sem fio | Memória RAM e ROM | HD e Placa-mãe | Teclas de função | Estabilizador e Nobreak | Notebook e Netbook | Hardware e Software | Sistema operacional | Internet e Redes sociais | Editores de texto | Programas gráficos | Desenhos de animação | Oficina Maker | Aplicativo de lógica de programação em blocos |
HABILIDADES TECNOLÓGICAS
| Interface do Windows | Digitação | Edição de textos | Criação de desenhos |Construção de histórias em quadrinhos | Manipulação de imagens | Criação de desenhos de animação 2D | Desenvolvimento de games |