4º ANO – TECNOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
O uso consciente da energia elétrica, a preservação do meio ambiente e as tendências tecnológicas, como a criação da realidade aumentada e dos carros autônomos serão alguns dos assuntos abordados neste livro do 4º ano. Além disso, os estudantes terão uma visão geral sobre aparelhos eletrônicos, redes sociais, o uso consciente da internet, os perigos do cyberbullying e, ainda, o universo dos youtubers e os seus canais de sucesso.
Serão trabalhadas as funcionalidades do sistema operacional Windows e os recursos fundamentais para a utilização dos softwares Microsoft Word, Microsoft Publisher e o desenvolvimento de apresentações eletrônicas profissionais com o Microsoft Power Point. Para a lógica de programação e o desenvolvimento de games será utilizada a plataforma Scratch. Os projetos maker, por sua vez, trarão conceitos e alternativas que permitirão a construção de tudo o que a imaginação possa criar. Todas essas habilidades serão apresentadas e trabalhadas a partir de atividades, projetos e conteúdos divididos em 4 unidades:
UNIDADE 1: O avanço tecnológico e os cuidados com o meio ambiente.
UNIDADE 2: Comunicação e cidadania no mundo digital.
UNIDADE 3: O tráfego de informações e a proteção dos equipamentos.
UNIDADE 4: A arte e a descoberta de novas formas de expressão.
CONCEITOS TECNOLÓGICOS
| Periféricos de entrada e saída | Realidade virtual | Inteligência artificial | Internet | Redes sociais | Vírus | E-mail | Emoticons | Download | Sistema operacional | Código binário | Softwares aplicativos | Windows Explorer | Editores de texto | Apresentações eletrônicas | Editoração gráfica | Oficina Maker | Aplicativo de lógica de programação em blocos |
HABILIDADES TECNOLÓGICAS
| Criação de slides | Lógica de programação | Artes gráficas | Interface do Windows | Digitação | Formatação de textos | Navegação na web | Manipulação de imagens e textos | Produção de editoriais | Desenvolvimento de games |