Material Didático


Educação infantil - 3 a 5 anos
EDUCAÇÃO INFANTIL - 2 a 3 anos
Os primeiros contatos com o meio tecnológico são iniciados muito cedo. Fazer com que as crianças entendam o que é o computador desktop e as novas tecnologias é o objetivo proposto para os alunos a partir dos 3 anos. O material dispõe de uma metodologia de estímulo à imaginação infantil com inserção dos conceitos básicos sobre o computador, associando o real ao imaginário por meio de simpáticos personagens e atividades muito divertidas. Os conteúdos interdisciplinares também estão presentes como agentes facilitadores para o ensino da informática, associando a diversos assuntos como: O computador e a sociedade, Os hábitos de higiene, A família, Quantidades, Semelhanças e diferenças, Maior e menor, As funcionalidades de cada periférico, Cores, Números e muito mais.  Ao final desse ciclo, os alunos reconhecerão e compreenderão as funcionalidades do mouse, monitor, gabinete e teclado e também das novas tecnologias como o tablet, notebook e smartphone. CONCEITOS TECNOLÓGICOS | Monitor | Mouse | Teclado Alfanumérico | Gabinete | Notebook | Tablet | Smartphone | Netbook | HABILIDADES TECNOLÓGICAS Através do centro de atividades encontrado no CD-ROM que acompanha o livro Informática para Crianças – Volume 1, os alunos trabalharão o manuseio do mouse e reforçarão os conteúdos trabalhados em sala de aula a partir dos jogos educativos da turminha da informática como Quebra-cabeça, Jogo da memória, Tangram, Pega-caixas (soletrar), Hora de Colorir e muito mais.
EDUCAÇÃO INFANTIL - 4 anos
Nessa fase os alunos terão a oportunidade de entender o computador e outros aparelhos eletrônicos reconhecendo que a tecnologia está presente em diferentes equipamentos e lugares. Assim, ficará mais fácil perceber quais são os profissionais que atualmente utilizam o computador no dia a dia de seus trabalhos e quais são as tarefas executadas com o seu auxílio. Os conteúdos interdisciplinares também estão presentes como agentes facilitadores para o ensino da informática associando-o a diversos assuntos como: as invenções humanas, hábitos de higiene, os números e vogais, esquerda e direita, cores primárias, semelhanças e diferenças, horizontal e vertical e muito mais. Ao final desse ciclo, os alunos reconhecerão e compreenderão as funcionalidades do mouse, monitor, teclado e gabinete tanto de um computador desktop quanto de tablets, notebooks e smartphones. Além disso, assuntos como a evolução do monitor, as divisões do teclado e meios de armazenamento de dados serão abordados de forma lúdica e em linguagem apropriada para os alunos de 4 anos. CONCEITOS TECNOLÓGICOS | Monitor LCD| Mouse | Teclado Alfanumérico | Gabinete | Monitor Touchscreen | Notebook | Tablet | Smartphone | Netbook | Touchscreen | Touchpad | Teclado Numérico | Teclas de comando |Monitor VGA | Pen drive | CD | Armazenamento de dados | HABILIDADES TECNOLÓGICAS Por meio do centro de atividades encontrado no CD-ROM que acompanha o livro Informática para Crianças – Volume 2, os alunos trabalharão o manuseio do mouse e do teclado e reforçarão os conteúdos trabalhados em sala de aula a partir de jogos educativos como Quebra-cabeça, Jogo da memória, Tangram, Pega-caixas (soletrar), Hora de Colorir e ainda os divertidos videoclipes da Turminha da informática.
EDUCAÇÃO INFANTIL - 5 anos
Com esse material preparado para os alunos de 5 anos, será possível apresentar o computador de forma mais abrangente com foco não apenas no equipamento, mas dando destaque também às formas de comunicação humana, às facilidades do nosso dia a dia com o uso da tecnologia e ao manuseio correto dos equipamentos eletrônicos. Os conteúdos interdisciplinares também estão presentes como agentes facilitadores para o ensino da informática associado a diversos assuntos. Ao final desse ciclo, os alunos reconhecerão e compreenderão as funcionalidades do mouse, monitor, teclado, webcam e gabinete tanto de um computador desktop quanto de tablets, notebooks e smartfones. Além disso, assuntos como as invenções humanas, a fala e a escrita, meios de comunicação, profissões, disco rígido, CD, pen drive, kit multimídia, impressora e scanner também serão abordados. CONCEITOS TECNOLÓGICOS | Monitor LCD| Mouse | Cursor | Teclado Alfanumérico | Gabinete | Monitor Touchscreen | Notebook | Tablet | Smartphone | Netbook | Touchscreen | Touchpad | Teclado Numérico | Teclas de comando |Monitor VGA | Pen drive | CD | Armazenamento de dados |Barra de espaço | Teclas Esc e Enter | DVD | Disco Rígido |Webcam | Microfone | Caixas de Som | Scanner | Impressora | HABILIDADES TECNOLÓGICAS Por meio do centro de atividades encontrado no CD-ROM que acompanha o livro Informática para Crianças – Volume 3, os alunos trabalharão o manuseio do mouse e do teclado e reforçarão os conteúdos trabalhados em sala de aula a partir de jogos educativos como Quebra-cabeça, Jogo da memória, Tangram, Pega-caixas (soletrar), Hora de Colorir e ainda os divertidos videoclipes e e-books de histórias da Turminha da informática.
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Fundamental - 1º ao 5º ano
1º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL
Uma nova etapa se inicia a partir dessa fase, pois os alunos do 1º ano estarão na série inicial do ensino fundamental I. Entender sobre o que é o computador e as partes que o compõe também será o primeiro passo para esse grande desafio apresentado por heróis vindos do mundo digital. Serão inúmeras as surpresas e descobertas como a evolução do computador, o surgimento das novas tecnologias, a importância do computador como ferramenta de trabalho e suas funcionalidades, a apresentação do sistema operacional Windows, e ainda programas como Paint, WordPad, HagáQuê e TuxPaint. CONCEITOS TECNOLÓGICOS Periféricos de entrada | Periféricos de saída | As novas tecnologias | Sistema Operacional | Internet | E-mail | Sites de busca | Redes Sociais | Jogos On-line | Vírus | Editores de texto | Programas Gráficos |Desktop | Notebook | Tablet | Smartphone | HABILIDADES TECNOLÓGICAS Digitação | Edição de textos | Criação de desenhos | Construção de histórias em quadrinhos | Manipulação de imagens |
2º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL
Nessa fase, já familiarizados com a tecnologia, os alunos do 2º ano mergulharão no universo do computador e seus periféricos, conhecerão a história do mouse e ainda serão surpreendidos com a evolução do monitor e dos componentes internos do gabinete. Os diferentes sistemas operacionais também serão apresentados e os alunos terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Paint, WordPad, TuxPaint, HagáQuê. Além do software de desenho de animação 2D, Pivot Animator. Tudo isso, através de grandes desafios criados por Hater, o vilão da história que não medirá esforços para atrapalhar os jovens heróis nessa grande missão. CONCEITOS TECNOLÓGICOS | Monitor VGA, LCD, LED, Touchscreen | Mouse óptico e sem fio | Memória RAM e ROM | HD e Placa Mãe | Teclas de função | Estabilizador e Nobreak | Notebook e Netbook | Hardware e Software | Sistema Operacional | Internet e Redes Sociais | Editores de Texto | Programas Gráficos | Desenhos de Animação| HABILIDADES TECNOLÓGICAS | Interface do Windows | Digitação | Edição de textos | Criação de desenhos | Construção de histórias em quadrinhos | Manipulação de imagens | Criação de desenhos de animação 2D |
3º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL
Os avanços tecnológicos e a inteligência artificial sempre foram assuntos do interesse de todos e agora os alunos do 3º ano terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre transistores, microchips e até robôs criados pela NASA para o estudo de superfícies em outros planetas. O surgimento da internet e a transformação das formas de comunicação dos seres humanos serão de extrema importância para o entendimento do campo comportamental na era digital. Além disso, serão explorados mais profundamente os conceitos de hardware e sistema operacional Windows. E ainda softwares como Microsoft Publisher, AutoDraw, Paint e Microsoft Word. CONCEITOS TECNOLÓGICOS | Válvulas e Transistores | Circuitos internos e Microchips | Painel de Controle do Windows | Armazenamento de dados | Código binário | Hardwares internos do gabinete | Processamento de dados | Inteligência artificial | Internet e formas de conexão | Navegadores | Sistema operacional | Área de trabalho | Proteção de tela | Gadgets | Acessórios do Windows | Editores de textos | Editoração eletrônica | Programas gráficos | HABILIDADES TECNOLÓGICAS | Interface do Windows | Digitação | Formatação de textos | Navegação na web | Manipulação de imagens e textos| Editoração eletrônica |
4º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL
O uso consciente da energia elétrica e as tendências tecnológicas como a criação de realidade aumentada e carros autônomos serão alguns dos assuntos abordados no 4º ano. Além disso, os alunos terão uma visão geral sobre aparelhos eletrônicos, redes sociais, o uso consciente da internet e os perigos do cyberbullying, o universo dos Youtubers e os seus canais de sucesso. Serão trabalhadas as funcionalidades do Sistema operacional Windows e os recursos fundamentais para a utilização do Microsoft Word, Power Point, Microsoft Publisher e ainda serão apresentados e darão os primeiros passos para criação de games 3D com o software Kodu Game Lab. CONCEITOS TECNOLÓGICOS | Periféricos de entrada e saída | Realidade virtual | Inteligência artificial | Internet | Redes sociais | Vírus | E-mail | Emoticons |Download | Sistema operacional |Código binário | Softwares aplicativos | Windows explorer | Editores de textos | Apresentações gráficas | Games 3D | Editoração eletrônica | HABILIDADES TECNOLÓGICAS | Criação de slides | Desenvolvimento de Games 3D | Lógica de programação | Artes gráficas | Interface do Windows | Digitação | Formatação de textos | Navegação na web | Manipulação de imagens e textos| produção de editoriais |
5º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL
A relação humana e o convívio com um mundo tecnológico é um dos destaques desse material desenvolvido para os alunos do 5º ano. Um panorama mais abrangente sobre informática e a tecnologia serão a base para que os alunos entendam de fato a importância do computador e suas funcionalidades voltadas não apenas para diversão, mas também como uma ferramenta facilitadora para a execução de tarefas diárias. Explorando os recursos do pacote Office, desenvolvido pela Microsoft, os alunos terão um conhecimento de nível intermediário sobre o Microsoft Word, Power Point e Excel, além de aprimoramentos referentes às lógicas de programação com o Microsoft Kodu Game Lab. CONCEITOS TECNOLÓGICOS | Hardware | Software | Sistema operacional | Periféricos de entrada |Periféricos de saída | Editor de textos | Apresentações gráficas |Planilhas eletrônicas | Processamento de dados | HABILIDADES TECNOLÓGICAS | Lógicas de programação | Digitação | Edição de textos | Formatação de documentos | Criação de slides | Formatação de apresentações gráficas | Windows | Compactação de arquivos |Extensões de arquivos | Criação de planilhas eletrônicas | Formatação de células | Funções | Gráficos |
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Fundamental - 6º ao 9º ano
6º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL
Ao ingressar no ensino Fundamental II os alunos do 6º ano terão a oportunidade de entender a importância do computador e das novas tecnologias através das rotinas de um profissional da área administrativa. Além disso, será apresentada uma visão geral sobre o que é uma empresa, o perfil de um auxiliar administrativo, redação técnica e a hierarquia estabelecida em um ambiente de trabalho. Serão explorados os recursos do sistema operacional Windows e as funcionalidades do Microsoft Word, o editor de texto mais utilizado atualmente nas empresas, a partir da elaboração de cartas, memorandos, circulares, relatórios administrativos, entre outros. CONCEITOS E HABILIDADES TECNOLÓGICAS | Hardware | Software | Sistema operacional | Periféricos | Acessórios do Windows | Ferramentas do sistema Windows | Firewall | Internet | Sites de busca | Editor de textos | CONCEITOS ESPECÍFICOS | Perfil profissional | Estrutura empresarial | Diferentes ramos de atividade |Razão social |Nome fantasia | Marca | Redação técnica |
7º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL
A criatividade e o empreendedorismo serão alguns dos assuntos abordados nessa unidade. Os alunos do 7º ano relembrarão os conceitos iniciais das rotinas administrativas e conhecerão novos conceitos como controle bancário, serviços postais e introdução a controle financeiro. Além disso, serão apresentadas as rotinas de um profissional de recursos humanos que vão desde recrutamento, seleção, contratação, capacitação profissional, planos de cargos, até a organização de documentos. Serão explorados os recursos do sistema operacional Windows e as funcionalidades do Microsoft Word para a elaboração de documentos pertinentes às funções de um profissional de recursos humanos e ainda as funcionalidades do Microsoft Power Point para a elaboração de apresentações dinâmicas como as que são apresentadas nas salas de reuniões das grandes empresas. Para finalizar, através das práticas de controle financeiro os alunos trabalharão o Microsoft Excel com a elaboração de planilhas de fluxo de caixa e controle financeiro. CONCEITOS E HABILIDADES TECNOLÓGICAS | Sistema operacional | Apresentações gráficas | Editor de textos | Formatação de textos | Redação técnica |Planilhas eletrônicas | Formatação de planilhas | CONCEITOS ESPECÍFICOS | Rotinas administrativas | Transferências bancárias | Serviços postais |Controle financeiro | Contas a pagar e a receber | Nota fiscal | Boleto bancário | Extrato bancário | Saldo | Fluxo de caixa |Capacitação profissional | Planos de cargos e salários | Organização e arquivamento de documentos |
8º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL
Entender o que é receita e as diferenças entre custos e despesas em uma empresa são alguns dos conceitos que serão abordados nas aulas de informática do 8º ano. Os alunos terão uma visão geral sobre a rotina de trabalho de um profissional da área de contabilidade e aprenderão conteúdos como a Contabilidade no Brasil, os aspectos e funções da profissão, conceitos de bens, direitos, obrigações, composição patrimonial, escrituração e livros contábeis. Assuntos esses que serão abordados em conjunto com a manipulação de softwares como Microsoft Word, Microsoft Power Point, Microsoft Excel e Microsoft Publisher. Além disso, aprenderão conceitos iniciais de marketing digital como Introdução às mídias sociais, e-mail como ferramenta de marketing e criação de fan page para empresas com o Facebook.  CONCEITOS E HABILIDADES TECNOLÓGICAS | Sistema operacional | Apresentações gráficas | Editor de textos | Formatação de textos | Redação técnica |Planilhas eletrônicas | Formatação de planilhas |Gráficos | Internet | E-mail marketing| Mídias sociais | Marketing digital |Facebook para empresas | CONCEITOS ESPECÍFICOS | Contabilidade | Convenções | Aspectos da contabilidade | Bens | Direitos |Obrigações | Composição patrimonial | Receita | Custos | Despesas | Balanço patrimonial | Escrituração | Livros contábeis | Movimento de caixa | Marketing digital para empresas | Mídias sociais| E-mail marketing |
9º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL
Nos dias atuais, entender que as empresas precisam ter um bom posicionamento nos sites de busca e em mídias sociais é questão de sobrevivência. As organizações que dispuserem de um profissional com habilidades e conhecimentos específicos para trabalhar com marketing digital estarão à frente das demais. Diante desse cenário, os alunos do 9º ano terão a oportunidade de entender os aspectos principais dessa profissão através de conteúdos que irão desde a criação de estratégias de marketing com o Facebook e construção e gerenciamento de loja virtual até campanhas de marketing com o Google Adwords. Além disso, terão noções de publicidade, mídias impressas, fechamentos de arquivo e processos de impressão. Assuntos esses que serão abordados em conjunto com a manipulação de softwares de design gráfico como Microsoft Publisher e Inkscape e ainda as ferramentas on-line como Facebook Ads, Editor Wix e Google Adwords. Essa unidade ainda conta com um capítulo extra que aborda conceitos de lógicas de programação e desenvolvimento de games 3D com o software da Microsoft Kodu Game Lab.  CONCEITOS ESPECÍFICOS |Estratégias de marketing | Loja virtual | Fan Page | Logística | Comércio eletrônico | Índice de qualidade | Formatos de anúncios | Metas e Orçamentos | SEO | Anúncio publicitário | Formatos de mídias Impressas | Lógicas de programação |  CONCEITOS E HABILIDADES TECNOLÓGICAS |Loja virtual com o editor de site | elaboração de Post para fan page | Imagem de capa | Imagem de perfil | Google Adwords | Busca orgânica | Otimização | SEO | Manipulação de imagens | Criação de anúncios | Marketing em plataforma digital | Marketing impresso |
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