Como ajudar os seus filhos a usar as redes sociais com segurança

Como ajudar os seus filhos a usar as redes sociais com segurança

As crianças usam as redes sociais para se conectar com pessoas que podem estar do outro lado do mundo e com colegas que veem diariamente na escola.

O que elas talvez não imaginem é que muitas dessas redes sociais podem ser vistas por qualquer pessoa com acesso à internet. Como resultado, algumas informações postadas podem deixá-las vulneráveis a usuários mal-intencionados.

Veja a seguir várias formas de ajudar o seu filho a usar as redes sociais com segurança.

Converse com ele sobre suas experiências

Incentive-o a conversar com você caso encontre na internet algo que o faça se sentir desconfortável, incomodado ou ameaçado. Diga-lhe que você trabalhará para ajudá-lo a resolver a situação de forma positiva.

Estabeleça regras para a internet

Assim que seu filho começar a usar a internet sozinho, estabeleça regras para o uso. Estas regras devem definir se ele poderá usar sites de redes sociais e como deverá usá-los.

Verifique se seu filho está seguindo os limites de idade

A idade recomendada para se inscrever em sites de redes sociais geralmente é de 13 anos ou mais. Se a idade dele for inferior à recomendada, é importante que haja um acompanhamento mais próximo.

Pesquise na fonte

Avalie os sites que seu filho acessa e assegure-se que o site monitora os conteúdos postados pelos usuários. Também é importante verificar a página periodicamente.

Ensine-o a jamais encontrar pessoalmente alguém com quem se comunicou apenas online

As crianças correm perigo real ao encontrar-se pessoalmente com estranhos com quem se comunicaram apenas online. Talvez não seja suficiente simplesmente dizer a seu filho para não conversar com estranhos, pois para ele, alguém que ele “encontrou” online pode não ser um estranho.

Incentive a comunicar-se com pessoas que você conhece

Você pode ajudar a proteger seu filho incentivando-o a usar estes sites para se comunicar com os amigos, mas não com pessoas com quem ele nunca se encontrou pessoalmente.

Oriente a não usar nomes completos

Ensine a usar apenas seu primeiro nome ou apelido, porém não um apelido que atraia atenção inadequada. Não permita também que poste o nome completo dos amigos.

Fique atento aos detalhes nas fotografias

Explique ao seu filho que as fotografias podem revelar muitas informações pessoais. Incentive-o a não postar fotos de si mesmo ou de seus amigos com detalhes claramente identificáveis, tais como placas de rua, placas de carro ou nome da escola na roupa.

Ensine-o sobre bullying online

Assim que seu filho tiver idade suficiente para usar redes sociais, converse com ele sobre bullying online. Diga-lhe que, se achar que está sofrendo essa agressão, deverá contar imediatamente a um dos pais ou a um professor.

Posts relacionadas


Saúde x Uso do computador


Confira o post
Confira o post
Férias! Como controlar o uso do computador

Férias! Como controlar o uso do computador


Confira o post
Confira o post

Incentive as crianças a não revelar senhas


Confira o post
Confira o post
5 Dicas para o seu filho ser nota 10!

5 Dicas para o seu filho ser nota 10!


Confira o post
Confira o post