Informática na educação infantil: como prender a atenção dos pequenos?

Informática na educação infantil: como prender a atenção dos pequenos?

As crianças estão desde muito cedo inseridas no mundo digital, por isso torna-se cada vez mais necessário que o ensino de informática aconteça de forma assistida desde as séries iniciais. As escolas de educação infantil já estão inserindo o ensino de informática a partir dos 2 anos de idade. Pode até parecer um pouco apressado, mas não é; pois esse contato com o universo digital, se bem planejado e com apoio de um material didático de qualidade, pode oferecer muitos benefícios do ponto de vista pedagógico.

No entanto, a criança deve compreender que o computador é uma ferramenta facilitadora e deve ser usado como um recurso extra nas aulas, para que não crie dependência ao aparelho. Afinal de contas, a criança precisa aprender a desenhar não só no computador, mas também no papel. O ideal é equalizar entre aulas práticas e teóricas para que se desenvolvam as duas habilidades com o mesmo grau de importância.

Em sala de aula, deve-se associar o computador com assuntos que estejam mais presentes no dia a dia do aluno. Utilize brincadeiras como jogos da memória, atividades de colorir, jogos de dados, fantoches, formação de frases, entre muitas outras e incentive o compartilhamento de experiências. Crianças dessa idade adoram dividir com o coleguinha as suas novas descobertas.

É difícil controlar as crianças e a ansiedade delas por acessar as redes sociais, principalmente em horário de aula. Mas a proibição, nesse caso, não é o melhor caminho, lembre-se que é uma prática que já está incorporada em suas vidas e dificilmente está disciplinada pelos pais. Desde muito pequenos têm acesso a telefones celulares de verdade com finalidade de brinquedo. O melhor caminho é fazê-los entender que acessar a internet faz parte do trabalho com informática e que deve ser feito de maneira adequada e no momento certo.  Uma boa dica é reservar os minutinhos finais das aulas como bonificação para aqueles que terminarem a atividade do dia. Isso os ajudará a entender que a internet não está proibida, mas que tem um momento certo para ser usada.

Posts relacionadas


A informática continua em casa


Confira o post
Confira o post
Educação Tecnológica em tempos de pandemia

Educação Tecnológica em tempos de pandemia


Confira o post
Confira o post

Saúde x Uso do computador


Confira o post
Confira o post

A didática perfeita


Confira o post
Confira o post